Notícias

Saiu na imprensa!

 

A chegada de uma caixa do projeto “Caixa de Da Vinci” na Escola Municipal Gildo Castellarin, em Santo Ângelo-RS, foi alvo de uma notícia na edição do dia 13 de Abril de 2024 do Jornal das Missões.  Além de fotos da chegada da caixa, a matéria conta com uma rápida declaração da diretora da unidade, a senhora Marone Marchi. Veja:

“Escola Gildo Castellarin é contemplada com o projeto Caixa de Da Vinci

O projeto pedagógico Caixa de Da Vinci proporciona às escolas contempladas um minilaboratório repleto de atividades das mais diversas áreas: pesquisa, empreendedorismo, inventividade, criticidade e autonomia, que encanta os alunos e traz novidades a cada atividade. No Rio Grande do Sul, apenas quatro municípios foram contemplados. Entre os educandários, a Escola Municipal Gildo Castellarin, de Santo Ângelo, recebeu nesta semana o kit.

A diretora Marone Marchi recebeu os materiais entregues pelo empresário Fábio André Chedid Silvestre, da empresa Farol dos Reis, um dos idealizadores da iniciativa que conta com incentivo de lei federal.

Conforme Marone, o projeto será trabalhado com os alunos, proporcionando interação criativa, incentivando o empreendedorismo, inventividade, criticidade e autonomia.

A caixa conta com 52 livros, material para estampas em canecas e camisetas, máquina de estampar, impressora, tablet, prensa térmica, material de pintura, robótica e quebra-cabeças.” (Jornal das Missões, 13 de Abril de 2024)

A escola já está seguindo o processo formativo elaborado pela equipe do projeto. Nos dias 22 e 23 de Abril, foram enviados relatórios da conclusão do módulo 1, que foca na autonomia. Veja os relatos:

“As professoras reuniram as turmas, apresentaram a caixa, os alunos tiveram oportunidade de explorar mais a fundo o que contém a caixa, maravilhados com tanta coisa . O próximo passo foi assistir alguns vídeos que apresentavam como fazer desenhos e esboços. Na terceira etapa partiram para a pratica muito felizes com a proporção do que seus desenhos possam se tornar.” (Relatório de 22 de Abril de 2024)

“Os alunos do 3° e 4° ano na manha de hoje, depois de ontem terem assistido aos vídeos do primeiro módulo, tiveram oportunidade de explorar o que existe na caixa. Primeiro matar a curiosidade e acalmar o coração, depois manusear e desenhar. Cada dia uma nova descoberta, conhecimento que nunca acaba e nem será esquecido.” (Relatório de 23 de Abril de 2024)